O vício do cigarro!

Todos os derivados do tabaco, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo) são nocivos à saúde. O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar  obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Outras doenças relacionadas são: aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.
No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas (que causam câncer).
A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, etc) é a droga que causa dependência. Esta substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.
Os principais danos à boca agravados pelo fumo são: câncer bucal; doença periodontal; mau hálito; manchas nos dentes, língua e mucosas; diminuição do fluxo salivar; defesas do organismo diminuem, prejudicando a cicatrização de feridas e a osteo-integração de implantes dentários.
A DOUTORA RESPONDE :
Existe tratamento gratuito para parar de fumar?
Todo fumante hoje tem direito a atendimento gratuito para deixar de fumar em instituições ligadas ao SUS. Procure os postos de saúde próximos de casa ou do trabalho e se informe sobre locais e horários de tratamento para tabagismo.
a beigair B. De a lencar , Enfermeira Chefe da ESF do Pantanal, largou o vício do cigarro há 1 ano com tratameto gratuito pelo SUS.

Abeigair B. De a lencar , Enfermeira Chefe da ESF do Pantanal, largou o vício do cigarro há 1 ano com tratameto gratuito pelo SUS.