Consumo Consciente

Às vésperas das festividades de final de ano, onde é comum presentearmos pessoas que fazem parte de nosso círculo de relações, parece ser boa hora para falar sobre nossos hábitos de consumo e em como nossas escolhas podem impactar o meio em que vivemos.
Segundo estimativa do Ministério do Meio Ambiente, a humanidade (nós) já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta.
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com nosso poder de escolha para construir um mundo melhor.
Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é “consumir com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade”.
Consumir de forma consciente é questão de hábito e pequenas mudanças em nosso cotidiano podem causar, ao longo do tempo, grandes mudanças no nosso meio.
O primeiro passo é levantar algumas questões sobre o objeto de desejo: se é realmente necessário no momento; se é durável; se usa matéria prima de fonte reciclável ou renovável; se a empresa fabricante possui compromisso socioambiental; qual a distância entre o produtor e o consumidor. Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podemos nos fazer e refletir sobre nossos hábitos, nos ajudando a tomar a decisão final pelo consumo ou não de determinado bem.
Não é somente na hora de comprar que devemos mostrar que somos conscientes. Procure comprar somente aquilo de que realmente necessita, ajudando a diminuir a demanda por recursos naturais. Ao consumir, faça com que os produtos durem mais e, ao descartar, procure separar os materiais recicláveis e destiná-los da forma correta.
Consumir de forma consciente não significa abrir mão de uma vida confortável; mas consumir o que é necessário, reduzir, reciclar e reaproveitar tudo o que for possível. Assim, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente.
Divulgue a causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Mobilize seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vidano planeta.
Repense seus hábitos, reveja suas necessidades, planeje suas compras. Faça sua parte!